Conceituando Currículo

 Currículo e o processo de integração de tecnologias

O conceito de currículo pode ser definido como um instrumento que leva em conta diversas possibilidades de aprendizagem, trabalhando tanto com o conhecimento organizado, sistematizado e selecionado em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao cotidiano. Currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos.
O desenvolvimento do currículo, na realidade escolar e no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, vida dos alunos, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. Uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos às ciências, às artes, à cultura, às tecnologias e às múltiplas linguagens de expressão e comunicação que fazem parte da sociedade.
A integração de tecnologia de informação e comunicação no contexto escolar permite expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento.

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